Meus livros e filmes favoritos

  • Jardim de infância

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Currículo  real , oculto e prescrito



De modo basico o curículo é uma relação de tudo aquilo que uma escola pretende ensinar. Pode também conter informações mais claras sobre como e quando vai fazê-lo e também sobre os processos de avaliação das aprendizagens. Geralmente, resume-se a uma relação de matérias, cada uma com seus conteúdos, apresentados na sequência na qual devem ser trabalhados com os alunos de cada série.  
  O currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. Este aparente consenso esconde um equívoco. Não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas.  O currículo continua a ser identificado, com o "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco  e a sequência  de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. "Em termos práticos, como escreve Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar".   Este conceito de currículo, muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem. Procurando traduzir estas novas concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover”
    Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e  nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas




Atualmente há três tipos de currículo, o real, oculto e o prescrito.


Currículo Real é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no projeto político pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.

Currículo Oculto são as influências externas e internas que afetam a aprendizagem dos alunos de alguma maneira, as manifestações e simbologias no ambiente escolar. Este tipo de currículo diz respeito aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos, comportamentos, gestos, percepções, , mas que não são oficiais, ou seja, não se encontram documentados em papel.

Currículo Prescrito é aquele preestabelecido em todo um território, seja nacional ou estatal, que todos os professores devem seguir e executar. Ele atribui à escola o papel de reproduzir a cultura e é imposto por documentos oficiais como LDB e PCNs.



Abaixo vejam um  vídeo muito interessante que mostra a formação de um currículo escolar .




 O que vocês pensam do currículo escolar ? Você mudaria algo em sua elaboração? Vamos fazer um debate? Deixem seus comentários ...



2 comentários:

  1. Olá....achei lindo os seus trabalhos!!!
    Passa lá no meu cantinho e conferi o meu segundo sorteio!!! Um Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a postagem, não sabia que existem três tipos de curriculo.

    ResponderExcluir