Currículo real , oculto e prescrito
De modo basico o curículo é uma relação de tudo aquilo que uma escola
pretende ensinar. Pode também conter informações mais claras sobre como e
quando vai fazê-lo e também sobre os processos de avaliação das aprendizagens.
Geralmente, resume-se a uma relação de matérias, cada uma com seus conteúdos,
apresentados na sequência na qual devem ser trabalhados com os alunos de cada
série.
O currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui
na qualidade do ensino. Este aparente consenso esconde um equívoco. Não existe
uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas
adotadas. O currículo continua a ser identificado, com o "plano de
estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco
e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um
nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno
a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. "Em termos práticos, como
escreve Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de
tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo
com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de
escolaridade que tal plano pode contemplar". Este conceito de
currículo, muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit
(1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e
todos os fatores que nele interferem. Procurando traduzir estas novas
concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de
currículo: "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos
ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar,
processos ou experiências de aprendizagem a promover”
Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas
Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas
Atualmente há três tipos de currículo, o real, oculto e
o prescrito.
Currículo Real é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no projeto político pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.
Currículo Real é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no projeto político pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.
Currículo Oculto são as influências externas e internas que
afetam a aprendizagem dos alunos de alguma maneira, as manifestações e
simbologias no ambiente escolar. Este tipo de currículo diz respeito aos
conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos,
comportamentos, gestos, percepções, , mas que não são oficiais, ou seja,
não se encontram documentados em papel.
Currículo Prescrito é aquele preestabelecido em todo um
território, seja nacional ou estatal, que todos os professores devem seguir e
executar. Ele atribui à escola o papel de reproduzir a cultura e é imposto por
documentos oficiais como LDB e PCNs.
Abaixo vejam um vídeo muito
interessante que mostra a formação de um currículo escolar .
O que vocês pensam do currículo
escolar ? Você mudaria algo em sua elaboração? Vamos fazer um debate? Deixem seus comentários ...
Olá....achei lindo os seus trabalhos!!!
ResponderExcluirPassa lá no meu cantinho e conferi o meu segundo sorteio!!! Um Super beijo!!!
Muito interessante a postagem, não sabia que existem três tipos de curriculo.
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